quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

MUITO BEM VINDOS




O nosso principal objectivo é contribuir para a mudança planetária, consciência colectiva numa abertura de conhecimentos à comunidade científica, profissional e a todos os que se identificam com o crescimento económico sustentável e ecológico.

Este blog passa a ser um espaço de divulgação dos nossos trabalhos e de outras intervenções sustentáveis a nível mundial.

Criamos uma marca para o servir melhor:
www.architektur-konzept.com
e-mail j.filipefrancisco@gmail.com

11 comentários:

Unknown disse...

Um Bom blog, dum optimo tema, um abraço por ixo

É a dar com força na sustentabilidade, excepto na sustentabilidade do primeiro ministro :P

Cátia disse...

Boas (:
Desde já, os meus parabéns pelo blog, encontrei-o enquanto procurava sobre eco-projectos e então decidi fazer-lhe umas perguntas, ou melhor, tirar algumas dúvidas.
Eu e os meus colegas, somos alunos de artes e na disciplina de Área de Projecto estamos a trabalhar num projecto sobre a construção de um polivalente com o objectivo este conter diversos serviços disponíveis no nosso concelho, desde cursos, atelier de pintura, centro de pesquisas (biblioteca, centro juvenil), sala de exposições, sala para realizações de eventos, piscina e ginásio, incluindo também um amplo parque de estacionamento, um espaço constituído por um bar e por uma cantina para refeições e um vasto espaço verde para que as pessoas possam também estar em contacto com a natureza.
Quanto à piscina, estávamos a pensar numa piscina biológica.
Então gostaríamos que, se o senhor pudesse, nos desse uma opinião sobre este assunto, se acha que devíamos usar outros procedimentos ecológicos, ou até mesmo se devíamos mudar algo.

Agradeço a sua atenção e permaneço aguardando a sua opinião.

Filipe Francisco disse...

Um óptimo dia Cátia!!

Desde já obrigado pelas tuas palavras aproveitando para te felicitar pela vossa iniciativa.

Quanto à minha opinião sobre o vosso projecto, todo o programa parece-me interessante contudo acrescentaria um auditório e uma sala de grandes dimensões para espectáculos. Quanto ao tipo de construções poderiam todas elas serem sustentáveis aproveitando as águas das chuvas e introduzindo-as nos jardins públicos em redor do vosso edifício. A produção de energia eléctrica poderia ser feita nas coberturas através de Fotovoltaicos e a arquitectura poderia prever sistemas solares passivos para aquecimento e arrefecimento do edifício.
A piscina biológica poderia ser interior mas em condições particulares em termos climáticos por causa das plantas.
Os materiais a utilizar poderiam ser o mais ecológicos possíveis, reciclados ou reutilizados.
As águas negras deveriam ser tratadas para que possam ser aproveitadas para rega não desperdiçando assim recursos.

Se te dedicares um pouco à pesquisa no nosso blog ou site www.ecocriacoes.pt acabas por encontrar alguns exemplos que pode servir de referência para o vosso trabalho e ajudar-vos a ter uma visão global da arquitectura sustentável.

Os melhores cumprimentos e muito sucesso para o vosso trabalho.

Tudo de bom

Filipe Francisco, eco-arq.

Cátia disse...

Bom dia (:

Obrigada pelas dicas e irei de certo "dedicar-me" à pesquisa tanto no seu site, como no blog, já lá estive no site da outra vez, e ah, gostei da frase inicial, bom gosto =)

Só hoje é que voltei ao seu blog para ver se já me tinha respondi e então reparei que me respondeu no mesmo dia em que lhe escrevi. Obrigada pela atenção.

Continuação de um bom dia e hei-de lhe ir "incomodando" com algumas duvidas, se tal me permitir, claro.

Força** (:

Cátia disse...

Antes de mais Bom dia (:

Gostaria de tirar uma dúvida. A nível de “termos arquitectónicos” onde se deve colar por exemplo o refeitório? Existe alguma lei referente ao local de refeitório, que nos diga que devemos colar o refeitório perto ou distante de algo? Acha que devemos colocar, por exemplo, o refeitório entre as salas e o ginásio ou mais afastado destes?

Obrigada pela sua atenção e fico a aguardar a sua resposta.

Com os melhores cumprimentos (:

Tenha um bom dia*

Cátia Moniz

Anónimo disse...

Ola!

Em primeiro lugar, parabens pelo blog, acho que esta espetacular.

Sou aluna do 12º ano do curso de artes , e neste momento estou a fazer um trabalho para area de projecto com o titulo: "Sustentabilidade e rentabilidade de um meio urbano".

O objectivo do trabalho é descobrir a máxima funcionalidade dos materiais de construção,
Manter ou aumentar a qualidade e conforto de vida, reduzir nos custos e no impacto ambiental.

A nossa ideia era idealizar uma casa que em termos de materiais de construcçao seja o mais rentavel possivel ( por exemplo ate pode ser mais caro mas que tenha "x" de garantia, assim no final a pessoa, ganhe com isso).

Ainda estou um bocado perdida em termos desses tais materiais, ja vi algumas ideias no seu blog, mas como aind nao estou muito bem dentro do assunto, nao cheguei a nenhuma conclusao.

Se puder dar alguma informação sobre isso,de quais os melhores materiais para pavimentos, paredes e tectos, e sobre os isolamentos, de como isso puderia ajudar em termos energia na casa ...

Agradeço a sua atenção e espero pela sua resposta

:)

Filipe Francisco disse...

Um óptimo dia Cátia Moniz!!

Respondendo à tua duvida e com os dados que me transmitiste (sem ter visto o vosso projecto) aqui vai a minha opinião sobre a localização do refeitório. A funcionalidade dos espaços está intimamente ligada à lógica da utilização. Pensa sempre nos percursos que o utilizador vai ter de fazer para chegar aos espaços, o que vêm, que sensações têm, e se é confortável esse percurso. Se no vosso projecto fará sentido este espaço estar entre o ginásio e as salas não vejo porque não poderá estar! O mais importante é que vocês se coloquem na posição de utilizadores desses edifícios. Espero ter ajudado.

Bom trabalho e fiquem bem

Filipe Francisco, eco-arq.

Filipe Francisco disse...

Um óptimo dia Inês!!!

Em termos de materiais tens vários exemplos no nosso site e blog. Contudo posso-te sugerir os materiais que funcionam melhor no nosso clima e que são os mais económicos (de uma forma geral) e mais ecológicos. Sistema construtivo em Terra, com argamassas de cal aérea e com pinturas à base de silicatos de sódio (tintas naturais), para o pavimento existe inúmeras soluções e dependem sempre dos gostos pessoais e do investimento que se pretende fazer. No entanto posso te deixar três exemplos como soalhos de madeira certificada, tijoleira de barro ou linólios (este ultimo mais económico). Nos tectos podes colocar cal como nas paredes com pinturas naturais. Este sistema pode ser mais económico que a construção convencional, contudo depende de muitos factores. Em termos de vantagens deste sistema é muito superior. A parede respira, faz aquecimento solar passivo, não usa químicos, utiliza materiais naturais e que gastam menos energia na sua produção.

Espero ter ajudado. Desejo um óptimo trabalho e tudo de bom.

Filipe Francisco, eco-arq.

Anónimo disse...

ECOSSISTEMAS.COM
OLIVEIRASDEPORTUGAL.COM

susana disse...

bem... eu não sou da área e pouco percebo de arquitectura mas sonho um dia viver numa casa eco-eficiente.. se fosse de madeira era o sonho... interessa-me muito inicitivas nesta área e portanto se alguma vez tiveres ou conheceres um projecto que precise de voluntários podes contar comigo. Muito obrigada desde já pelo trabalho que desenvolves.
Um abraço
Su

prisaediciones disse...

Enhorabuena.
Muy buen articulo.