sábado, 29 de setembro de 2007

CONCURSO MOBILIDADE 2007

Objecto
Edifício Habitacional Colectivo composto por 4 pisos (garagem, R/Ch. E 2 pisos habitacionais) sendo o piso da cave, garagem e área técnica, piso 0 lojas e acesso aos pisos, pisos 1 e 2 habitação (T2 e T3), e cobertura área de lazer.

Envolvente e suas condicionantes
Lote urbano, com 260m2 de área tendo 26m de frente e 10m de profundidade. O arruamento possui uma pendente de 4% com um passeio adjacente de 2,5m de largura.
Trata-se de uma zona consolidada em termos de malha urbana com quarteirões bem definidos e já edificados.
O terreno em questão era expectante e será ocupado segundo esta proposta. No seu interior encontra-se um jardim público com acesso directo pelas laterais do lote. No que diz respeito às edificações confinantes, têm a mesma configuração tipológica (habitação e comercio) bem como a mesma cércea da nossa proposta. O arruamento tem como perfil uma baía de estacionamento e um passeio com 2,5m. O acesso à garagem é feito através de rampa pela lateral do edifício. Em frente ao edifício encontramos uma baia de estacionamento com dois lugares para pessoas de mobilidade reduzida.

O objecto arquitectónico acaba por espelhar a silhueta de uma criança no útero, simbolizando o nascimento de algo novo. Uma nova perspectiva de qualidade de vida inserida num edifício confortável, ecológico, e adaptado às necessidades básicas dos seus habitantes. O bebe ficará com a sua visão na vertical perfurando todo o edifício iluminando de forma natural todos os átrios comuns.

Serão incluídos neste trabalho sistemas como: energia solar activa e passiva para climatização, ventilações naturais, cobertura ajardinada, materiais renováveis e sustentáveis, reaproveitamento de águas pluviais.
Pretende-se nesta proposta demonstrar um tipo de sistema de construtivo capaz de responder às nossas exigências projectuais e conceptuais, com características ecológicas muito fortes tais como: a possibilidade de reutilizar materiais aplicados; materiais que na sua concepção / transformação não emitiram co2 para a atmosfera; pré-fabricação para diminuição dos tempos de obra; isolamentos térmicos naturais (cortiça).

DOMO AGA... a casa do idoso é o título deste trabalho. Utilizando a língua Esperanto, considerada pela Unesco a mais fácil, inteligente e praticável por todos os povos do mundo.
Foi nosso objectivo projectar estes adjectivos neste projecto. Facilidade de utilização, inteligência nos sistemas propostos e praticável por todos os utilizadores sem excepção.
As nossas motivações são sempre em primeiro plano projectar para os utilizadores. Solucionando os seus problemas do dia a dia. Para isso, criamos espaços harmoniosos e funcionais que possam contribuir para uma melhoria, da qualidade de vida das pessoas directa ou indirectamente. Directamente, no que diz respeito à sua condição como utilizadores dos espaços projectados quanto à sua estética e funcionalidade. Indirectamente, quando introduzimos sistemas que permitem diminuir os consumos energéticos e obter soluções capazes de aproveitar as fontes renováveis naturais. Desta forma, é possível que os utilizadores tenham maiores recursos financeiros ao seu dispor, a fim de melhorarem as suas condições de vida.
Por nós é encarada a missão de contribuir para o equilíbrio da Mãe Terra e para os seus habitantes... todos nós.



Vista da cobertura



Vista de frente



Vista nascente



Fachada Principal



Corte



Inspiração da fachada

1 comentário:

Anónimo disse...

um projecto inteligente, ousado e divertido. Foi ou não construído?