sábado, 29 de setembro de 2007

PROJECTO DE TURISMO RURAL - CINFÃES

Programa Base
Edifício de habitação para turismo rural, composto por um corpo novo de 6 quartos com w.c., recepção, área técnica e edifício existente com sala comum, cozinha, adega e arrumos.

Sistema Construtivo
Adobe reforçado com madeira (construção em terra)

Revestimentos
Cal hidraulica, madeiras certificadas

Sistemas e equipamentos utilizados
Ventilação natural, Aquecimento central e águas sanitárias através de paíneis solares térmicos, Leeds, Cisterna de recolha de água das chuvas, ETAP - Estação de tratamento de águas sanitárias, Piscina com tratamento natural de água.

Objecto Arquitectónico
O terreno está orientado a poente tendo desníveis e taludes acentuados. O terreno tem como área 3.775m2. A poente encontramos um bonito vale com vista desafogada e contemplativa. O lugar onde se encontra este terreno pertence a uma aldeia chamada S. Tiago de Piães no concelho de Cinfães.
Em termos gerais este projecto engloba um edifício existente em pedra, um novo edifício (quartos e w.c.) em adobe e cal e cobertura ajardinada, uma ETAP, uma Piscina com tratamento natural, com um talude de protecção dos ventos a norte, um apoio à piscina com churrasco + mesa + W.C. e espigueiro existente que será apoio a arrumos de material. Haverá várias zonas no jardim tais como: Zona de ervas aromáticas, zona de flores, zona de agricultura, zona de pomar e zona de lazer.
Nesta intervenção pretende-se criar entre o existente e o novo, uma ligação harmoniosa do conjunto através dos materiais e cor.
Para isso foi criado um embasamento com revestimento a pedra e a cor do novo edifício cinza.
A ligação física entre os dois edifícios foi criada uma pala em cor alaranjada marcando a recepção e formando o efeito surpresa e de excepção da intervenção.
No edifício existente será recuperado todo o telhado, lages e revestimentos exteriores e interiores. A pala será executada em madeira pintada. O novo edifício será executado em adobe e cal hidráulica pintado pelo seu exterior em cinza e pelo interior em branco. O modelo dos quartos será o seguinte: hall de entrada e zona de vestir com banco (4,40m2), W.C. completo (3,74m2) e zona de dormir (11,7m2). Terá nas zonas interiores iluminação natural zenital. O terraço será em deck de madeira com telas de protecção solar. No inverno serão recolhidas para permitir que o sol possa contribuir para o aquecimento do edifício.
Os tapa vistas do terraço serão em madeira e cana de bambu cortando a visão e dando um pouco mais de privacidade.
O estacionamento será efectuado por baixo do terraço dos quartos aproveitando o terreno. Todo o edifício terá acesso a pessoas com mobilidade reduzida.



Vista do edificado



Vista de frente



Perspectiva da intervenção



Vista do acesso à recepção e lugares de estacionamento



Vista do Hall exterior e acesso ao edifício



Acesso a pessoas com mobilidade reduzida, à esquerda bambu.



Acesso ao jardim



Vista dos terraços



Perspectiva dos terraços



Perspectiva superior dos terraços



Planta do edifício dos quartos



Vista do Hall e recepção



Vista do corredor dos quartos

Sem comentários: